Título 2

Entenda a Consulta

A consulta nutricional no primeiro atendimento consiste nas seguintes etapas:

Avaliação nutricional:

O paciente responde a um questionário que permite conhecer seus hábitos de alimentação bem como suas preferências e restrições alimentares. Também é avaliado o histórico de doenças do paciente e da sua família, assim como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais.

Avaliação antropométrica:

Verificação de peso, estatura e circunferências.

Avaliação do gasto energético:

São avaliados os dados de atividades diárias do paciente, informações referentes à prática de atividade física, com o objetivo de calcular a sua necessidade calórica.

Avaliação da composição corporal:

É realizada através de uma balança de BIOIMPEDÂNCIA, este exame avalia com alta precisão e rapidez a composição corporal,  identifica a massa magra (músculos e ossos), massa gorda (percentual de gordura corporal), metabolismo basal (quantidade de calorias que você precisa ingerir para que seu corpo tenha energia suficiente para funcionar) e nível de gordura visceral, permitindo calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade.

Estabelecimento das metas e objetivos:

O paciente define quais são suas principais metas e objetivos durante o acompanhamento nutricional.

 

Reeducação Alimentar:

A reeducação alimentar inicia já na primeira consulta e continua durante todo o acompanhamento nutricional 

 

Elaboração do plano alimentar personalizado:

O plano alimentar é elaborado conforme as necessidades e preferências nutricionais. Junto com o plano alimentar o paciente recebe orientações nutricionais especificas, lista de substituição de alimentos e receitas saudáveis.

 

Exames: 

Pedido e interpretação de exames laboratoriais para melhor investigação do estado nutricional e perfil de saúde.

 

Suplementação: 

É indicada conforme as necessidades e objetivos dos pacientes.

 

Consultas posteriores:

O acompanhamento nutricional é mensal ou conforme a necessidade, a cada nova consulta é feita a reavaliação antropométrica, de composição corporal, e é verificado a adesão do paciente ao plano alimentar proposto, são traçadas novas metas e objetivos para reeducação alimentar e se necessário são realizadas mudanças no plano alimentar.